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7 dicas para escolher o melhor brinde para clientes

7 dicas para escolher o melhor brinde para clientes

( QAP Brindes ) Produtos promocionais costumam ser uma boa estratégia para fidelizar clientes. Apesar da sua popularização de forma negativa por causa da indústria chinesa, os uso de brindes, principalmente os personalizados, ainda é muito bem-vindo por várias corporações.

Para escolher o melhor brinde para clientes é necessário ter um bom planejamento, a fim de não errar na escolha e nem na produção. Mas como fazer isso?

As dicas abaixo vão te ajudar a não errar na hora de decidir os brindes para agradar seus clientes. Confira!

1. Conheça bem o seu público

O que o seu cliente gosta? Quais são seus hábitos, valores, o que ele pensa, o que ele precisa? Se ele for mais prático, pode ser uma boa dica oferecer um brinde que tenha alguma utilidade — que vá além da beleza e tenha alguma praticidade. Se ele usar o seu brinde todos os dias, é claro que a sua marca será lembrada mais vezes positivamente.

Para organizar os dados da sua pesquisa, escreva em um pedaço de papel todas as características do seu cliente e conheça-o profundamente. Não sabe como fazer isso? Crie pesquisas usando questionários! Depois disso, faça um brainstorming para decidir qual brinde mais adequado. Muitas vezes não é necessário ser muito caro ou sofisticado, mas terá que atendê-lo da melhor forma.

2. Defina o objetivo do brinde para clientes

Por que você quer distribuir brindes apropriados para os seus clientes? Você quer que eles retornem ao seu estabelecimento? Ou é para atrair pessoas que não compram mais na sua empresa? Qual é a real finalidade de produzir brindes?

Eles também podem ser usados para promover algum evento importante que a sua organização esteja patrocinando. Ou, em alguns casos, para comemorar datas especiais, como o Dia das Mães, o Dia do Cliente ou até mesmo datas como o Natal e o Ano Novo.

3. Surpreenda o cliente

Pesquisar a concorrência e entregar ao seu público algo muito melhor, que ele realmente goste e utilize com frequência, é uma estratégia engenhosa e perspicaz. Afinal, superar as expectativas costuma ter ótimos resultados na fidelização de clientes no longo prazo.

Além disso, qual a experiência que você quer fornecer ao distribuir seus brindes? Se for uma ideia boa o bastante para que ele sempre volte, é necessário considerar qual a duração que você espera que o seu brinde tenha. Seja sempre lembrado e não deixe que o seu presente vá parar em alguma gaveta!

4. Preste atenção no design

Quando escolher o seu brinde, lembre-se que ele terá a identidade visual da sua marca, portanto, seja rigoroso quanto ao padrão de cores e de formas!

Se as cores da sua marca forem roxo e vermelho, por exemplo, faça com que a paleta de cores do brinde siga esse padrão, com algumas variações quanto a nuances e tons aproximados. É importante ter cuidado com a lógica e o bom senso ao criar seus brindes. Por essa razão, use sempre a sua criatividade!

5. Não tenha medo de inovar

Além de ter criatividade na elaboração dos seus brindes, você também pode inovar na utilidade que eles terão para os seus clientes. Por exemplo, se você é dono de uma livraria e seus clientes são leitores assíduos, por que não investir em marcadores de livros personalizados?

Entretanto, se a sua organização vende para outras empresas como, por exemplo, consultórios de odontologia, você pode investir em aventais e máscaras com a sua marca, de modo que você não só fidelizará seus clientes, mas também o público deles se lembrará de sua empresa constantemente.

6. Agregue valor à sua marca

Quer aumentar a fidelização do seu público? Então crie uma política de compras! Como você pode fazer isso? Simples! Faça uma ação de fidelização de clientes para que eles acumulem pontos na compra dos seus produtos ou serviços e depois os troquem por brindes.

Dessa forma, não só as suas vendas serão maiores, como também os brindes serão mais valorizados por terem sido conquistados pelos seus clientes. Um site de compras com todos os brindes disponíveis e os pontos necessários para tê-los também é uma boa ideia, pois assim o cliente poderá escolher o brinde que melhor o convém e comprará seus produtos para obter pontos para adquiri-lo.

7. Mensure os resultados

Depois de definir todas as questões anteriores, observe o resultado das vendas e da distribuição de brindes conjuntamente. Procure perceber criticamente o que deu certo, o que deu errado, o que pode manter ou o que você precisará mudar.

Desse modo, você saberá claramente o que deverá mudar, quais clientes foram fidelizados, como isso aconteceu e ainda vai poder conhecê-los bem melhor. Dependendo dos resultados, pode ser melhor mudar a sua estratégia para uma política de compras ou para um e-commerce de brindes. Tudo depende da mensuração final dos resultados das suas ações.

Antes de mais nada, é necessário sempre planejar uma boa promoção de vendas e, para isso, os brindes são fundamentais. Muitas vezes, sortear vales para que os clientes tenham um rápido retorno é fundamental para garantir a fidelização contínua do seu público.

Muitos brindes — geralmente os que são oferecidos em troca da compra de algum outro produto ou serviço — são essenciais para incentivar as compras por impulso e, além de aumentarem as suas vendas, ainda auxiliam a fidelização de clientes. Exemplos de artigos como esses são os copos coloridos que acompanham algumas marcas de achocolatado disponíveis no mercado.

Além de fidelizar e de garantir o retorno de clientes antigos ao seu empreendimento, a distribuição de brindes também é uma poderosa ferramenta para atrair novos clientes sem que a sua empresa gaste muito. Mas lembre-se: em todos os casos, é fundamental conhecer o seu público profundamente — mesmo que seja para a atração de novos consumidores.

Gostou de saber mais sobre como fazer a melhor escolha de brinde para clientes? Você já usou alguma dessas dicas na sua empresa? Tem mais alguma sugestão sobre o assunto? Então deixe o seu comentário neste post e compartilhe conosco a sua experiência!

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